quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Play Dirt - Girlschool (1983)


Play Dirt é o quarto disco de estúdio da banda, lançado em 1983. É considerado um dos piores discos da banda por alguns críticos e não é por menos. Trata-se, de fato, de um disco insípido e genérico, uma tentativa ridícula de soar "Los Angeles".

Incrivelmente esse disco é o preferido da baterista Denise Dufort. Ela diz que o disco tem uma sonoridade mais madura e lembra um pouco Def Leppard.

De fato o disco tem uma sonoridade próxima de Def Leppard, na sua fase mais Pop, mas não sei no que isso tem a ver com maturidade. E não é apenas eu a pensar assim. Esse disco não foi apenas um fracasso de crítica mas de público, foi o primeiro disco do Girlschool a não entrar na UK Top 40.

As músicas estão bem mais soft, lembrando muito mais um AOR qualquer do que qualquer outra coisa que deveria ser o Girlschool.

A grande surpresa do disco é um cover do T.Rex, 20th Century Boy.

Vale ressaltar que é um disco produzido por Noddy Holder e Jim Lea da banda de Hard Rock Slade.
Segundo Eduardo Rivadavia, crítico da Allmusic, o disco provavelmente queria tentar pegar a rabeira do sucesso pop post-glam de Joan Jett e tentou copiá-la em tudo, vemos isso a começar pela capa do disco, onde temos as 4 garotas, belas e maquiadas, com olhares selvagemente penetrantes, em roupas de couro rasgadas, típico da ex-Runaway.

Falta de inspiração e falta de personalidade definem o disco, nota 5 apenas por que me simpatizo pelas garotas e sei que dentro delas, mesmo aqui, gritava um espírito mais selvagem do que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário